sábado, 11 de abril de 2015

PROVA DE HISTÓRIA

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
EMEF MARIA DE LOURDES SILVA
PROF JORGE LUIZ – 4º ANO B

ALUNO(A):________________________________________ DATA:____________

Leia o texto abaixo, veja as imagens e responda às perguntas sobre o texto

OS BANDEIRANTES

No tempo em que o Brasil ainda era uma colonia de Portugal, a vila de São Paulo não participava do comércio de escravos nem tinha uma terra boa para plantar cana-de-açúcar. Para conseguir riquezas os paulistas organizavam expedições para penetrar no interior da colonia. Nessas entradas eles buscavam ouro e pedras preciosas  e índios para prender e vender como escravos. Os paulistas que organizavam essas expedições eram chamados de bandeirantes. Eles foram os desbravadores do Brasil, pois entravam na mata fechada descobrindo muitas terras rios e lugares que ainda não eram conhecidos.
            Os bandeirantes costumavam descansar em certos pontos que eram chamados de pousos. Algumas pessoas paravam a viagem e ficavam nos pousos esperando o retorno dos que seguiam em frente. Com o tempo começara a surgir pequenos povoamentos nesses pousos que com o tempo se transformaram em grandes cidades.
            Quando iam buscar índios, os bandeirantes procuravam encontrar índios que viviam em missões. Missões eram aldeamentos feitos pelos padres jesuitas onde os índios aprendiam a religião católica e os costumes dos europeus. Para o bandeirante esse índio era melhor pois já tinha aprendido coisas que seriam úteis para quem os comprasse.

1º Marque (v) para verdadeiro e (f) para falso.

a) Quando o Brasil ainda era uma colonia de Portugal, a vila de São Paulo era rica pois participava do comércio de escravos e tinha muitas plantações de açúcar. (   )
b) Os paulistas não podiam contar com o comércio de escravos nem tinham plantações de cana-de-açícar, por isso organizavama expedições em busca de riquezas e índios para escravizar. (   )
c) Os paulistas ue organizavam essas expedições eram chamados de Bandeirantes. (   )
d) Os bandeirantes em nada ajudaram a expandir nosso país pois suas expedições não iam muito longe. (   )

2º A cidade da imagem que você vê chama-se Limeira. Ela fica em São Paulo. Ela surgiu a partir dos pousos dos bandeirantes. Retire do texto a parte que explica como surgiram essas cidades.

___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________

3º Complete as frases de acordo com o texto:

a) Quando iam buscar índios, os bandeirantes procuravam encontrar índios que viviam em _______
b) Missões eram ___________ feitos pelos padres __________ onde os índios aprendiam a religião ___________ e os costumes ____________
c) Para o bandeirante esse índio era __________ pois já tinha aprendido coisas que seriam _______ para quem os ___________.

4º Sobre a primeira imagem do texto responda:

a) O que o bandeirante está segurando?____________________________________
b) Há uma flecha no tronco da árvore. De quem é essa flecha?_____________________________
c) A imagem mostra uma situação de conflito ou de paz?_______________________________
d) Porque os índios e bandeirantes parecem guerrear na imagem?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião:

Resistir, lutar.

Fonte da imagem: <https://www.facebook.com/suprema.maracanau/photos/a.1463506987194198.1073741828.1462061097338787/1954837454727813/?t...