sexta-feira, 17 de abril de 2015

ESCOLA E NOVAS COMPETÊNCIAS


Quais os desafios que se deparam à educação para atender à necessidade de desenvolver novas competências?

   Os desafios da educação na atualidade são complexos e múltiplos; acrescento ainda àqueles, o termo desequilibradores.
    Esses novos desafios tem sua origem no reordenamento mundial gerado por três fatores de importância e influência global: Passagem da força industrial de produção para as novas tecnologias de ponta diminuindo os custos de produção pela dispensa de muitos trabalhadores, permanecendo os tecno-trabalhadores; Multiplicação do conhecimento disponível através dos meios virtuais bem como aumento vertiginoso das tecnologias de comunicação, particularmente a internet; globalização e consequente eliminação das barreiras comercias e culturais. Essas modificações de ordem global configuram o perfil do novo trabalhador: Técnico; comunicativo em nível local e global; capaz de aprender continuamente; no mínimo bilingue; dotado de consciencia planetária e ecológica; gerenciador eficaz de conflitos; capaz de exercer liderança; próativo e colaborativo.
  O desafio da educação é formar cidadãos capazes de sobreviver face a um cenário em constante mudança e atentos em perceber as oportunidades geradas na sociedade do conhecimento. Este desafio torna imperativo à escola uma reestruturação de suas bases metodológicas renunciando seu caráter fechado e enciclopédico e assumindo uma postura de instituição aberta às demandas culturais e sociais de seu entorno. Será no melhoramento de sua capacidade de comunicação e abertura que a escola exercerá a dificil função de formar o cidadão capaz de sobreviver na sociedade da informação e tecnologia.

30/01/2013
Jorge Luiz

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