sexta-feira, 17 de abril de 2015

ÉTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO


Que preocupações deverão ter os professores para a abordagem da ética na sala de aula?
FONTE DA IMAGEM: moblog.whmsoft.net

   A abordagem dos conceitos éticos é uma prerrogativa dos PCN's e deve ser colocada em ação a partir um projeto político que contemple teoria e prática no sentido de criar nos alunos comportamentos éticos vividos no cotidiano escolar. Acima de tudo esse projeto posto em prática deve ser materializado unindo o que se "diz ao que se faz".
   Para se atingir esses objetivos os PCN's indicam como viés de realização a prática da transversalidade na abordagem dos conteúdos. Discussões e reflexões sobre orientação sexual, meio ambiente, saúde, estudos econômicos e outros podem ser ótimos temas geradores de questões éticas. Estas são ações que se concretizam em sala de aula e que devem coadunar-se com um projeto político mais amplo.
  É necessário ainda citar a importância do conflito existente entre o anseio de criar uma reflexão ética na escola e o fato da  sociedade orientar-se por normas de comportamento coercitivos e controladores em vez de orientar-se por comportamentos éticos, sendo portanto difícil, não impossível, a transformação ética da sociedade quando esta se orienta por normas morais que barram qualquer desvio de comportamento temendo a disfunção do corpo social. A ética pressupõe autonomia e nem a escola, nem a sociedade estão abertas para admitir essas mudanças.

Ref: Parâmetros curriculares nacionais. Brasil, 1997.

28/01/2013
Jorge Luiz  

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