PLANO DE AULA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Análise de produção cinematográfica – Curta metragem – Ilha das flores
1º passo: PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
- Os alunos serão inicialmente confrontados com as problemáticas sociais existentes nas grandes cidades: Violência, drogas, sub-moradias, desemprego. Essa abordagem inicial será feita através de um vídeo curto disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=lZ5DSt-k2A4 que eles acessarão aos pares.
- Após esse primeiro momento os alunos terão acesso a um arquivo de texto previamente salvo contendo perguntas sobre as imagens e informações passadas no primeiro texto. As perguntas estão propostas logo abaixo.
- Após essa breve reflexão os alunos compartilharão suas respostas com a turma e iniciaremos um breve momento coletivo sobre os problemas sociais buscando direcionar os diálogos para a descoberta da origem dessas diferenças e desajustes em nossa sociedade.
2º passo: PROBLEMATIZAÇÃO:
- A problematização será feita após a exibição do documentário “ilha das flores” disponível em:<http://portacurtas.org.br/filme/?name=ilha_das_flores> que os alunos também acessarão em pares.
- Após a exibição do documentário (13 min.) haverá um segundo arquivo de texto a ser consultado propondo as mesmas questões do questionário anterior no sentido de comparar a compreensão dos alunos perante a problemática social antes e depois do documentário.
- As questões serão novamente lidas em grupo e confrontadas com as demais opiniões dos alunos e os questionamentos do professor.
3º passo/4º passo: INSTRUMENTALIZAÇÃO/CATARSE:
- Após este momento de debate e exposição dos alunos cada um materializará sua compreensão individual da aula através de um texto descritivo/dissertativo onde farão um breve resumo da aula e exporão suas conclusões.
- Os textos serão publicados no Blog da turma e cada aluno escolherá um texto (Que não seja o seu) para comentar em um segundo momento que pode ser outra aula ou o segundo tempo.
5° passo: PRÁTICA SOCIAL FINAL:
- A prática social final será feita através da publicação dos textos em um mural da escola e no blog da turma. Poderá também haver a proposta de exibição do documentário na escola onde a divulgação deverá ser feita através das redes sociais e nos mecanismos de comunicação da escola, tudo sob supervisão e avaliação do professor.
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