quinta-feira, 16 de abril de 2015

PLANO DE AULA

 PLANO DE AULA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Análise de produção cinematográfica – Curta metragem – Ilha das flores

1º passo:  PRÁTICA SOCIAL INICIAL:

  • Os alunos serão inicialmente confrontados com as problemáticas sociais existentes nas grandes cidades: Violência, drogas, sub-moradias, desemprego. Essa abordagem inicial será feita através de um vídeo curto disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=lZ5DSt-k2A4 que eles acessarão aos pares.

  • Após esse primeiro momento os alunos terão acesso a um arquivo de texto previamente salvo contendo perguntas sobre as imagens e informações passadas no primeiro texto. As perguntas estão propostas logo abaixo.
  • Após essa breve reflexão os alunos compartilharão suas respostas com a turma e iniciaremos um breve momento coletivo sobre os problemas sociais buscando direcionar os diálogos para a descoberta da origem dessas diferenças e desajustes em nossa sociedade.

2º passo:  PROBLEMATIZAÇÃO:


  • Após a exibição do documentário (13 min.) haverá um segundo arquivo de texto a ser consultado propondo as mesmas questões do questionário anterior no sentido de comparar a compreensão dos alunos perante a problemática social antes e depois do documentário.
  • As questões serão novamente lidas em grupo e confrontadas com as demais opiniões dos alunos e os questionamentos do professor.

3º passo/4º passo: INSTRUMENTALIZAÇÃO/CATARSE:

  • Após este momento de debate e exposição dos alunos cada um materializará sua compreensão individual da aula através de um texto descritivo/dissertativo onde farão um breve resumo da aula e exporão suas conclusões.
  • Os textos serão publicados no Blog da turma e cada aluno escolherá um texto (Que não seja o seu) para comentar em um segundo momento que pode ser outra aula ou o segundo tempo.

5° passo:  PRÁTICA SOCIAL FINAL:

  • A prática social final será feita através da publicação dos textos em um mural da escola e no blog da turma. Poderá também haver a proposta de exibição do documentário na escola onde a divulgação deverá ser feita através das redes sociais e nos mecanismos de comunicação da escola, tudo sob supervisão e avaliação do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião:

Resistir, lutar.

Fonte da imagem: <https://www.facebook.com/suprema.maracanau/photos/a.1463506987194198.1073741828.1462061097338787/1954837454727813/?t...