ATIVIDADE PROPOSTA PARA O 5º OU 6º ANO
OBJETIVOS GERAIS:
* Estabelecer uma reflexão linguística a partir de um texto popular. (Post do facebook)
* Refletir criticamente sobre a variações linguísticas presente nos textos de humor e a norma culta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Propor uma análise dos termos do post buscando
descobrir as palavras escritas nas quais foi mantida a oralidade.
* Propor a refacção dos textos dos quadrinhos modificando sua escrita sem flexões de oralidade.
* Verificar a mudança de sentidos com a nova escrita e refletir sobre a inadequação da norma culta neste caso.
MATERIAL NECESSÁRIO:
* Data-show.
CONTEÚDO:
* Variações linguísticas
* Texto humorístico
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:
* Inicial reflexão sobre a diferença entre língua falada e escrita (podemos escrever da forma como falamos?)
* Reflexão sobre a importância de se compreender que para cada contexto há uma variação cabível.
* Mostra de posts do facebook (2) com conteúdo humorístico.
Posts iniciais:
* Iniciar a consecução dos objetivos propostos a partir desse último post:
* Estabelecer a leitura do post e sondar inicialmente o entendimento da piada
* Estabelecer análise de cada frase em cada quadrinho, buscando
inferir a ideia de que as falas foram escritas o mais próximo possível
da oralidade.
* Levar os alunos a perceberem a forma de escrita da seguintes palavras: "ta", "fedo", "jezuis", "morree".
* Propor a reescrita das palavras de acordo com a norma culta, portanto: "está", "fedor", "Jesus", morrer".
* Na imagem reproduzida pelo data-show, substituir as palavras propostas.
* Levar os alunos à leitura e reflexão sobre o teor cômico da piada alterado pela norma culta.
* Fazer os alunos perceberem que a norma culta é apenas mais uma
variação e que portanto não pode ser considerada adequada em todos os
contextos.
AVALIAÇÃO:
* Encerrar a atividade propondo uma pequena produção textual cujo título seja: O que aprendi nessa aula
* Espera-se que o aluno descreva a aula e aponte como principal
aprendizagem a necessidade de se reconhecer diferentes tipos de
linguagem para diferentes contextos.
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Opinião: