sexta-feira, 1 de maio de 2015

USO DE POSTAGENS DO FACEBOOK NA SALA DE AULA

ATIVIDADE PROPOSTA PARA O 5º OU 6º ANO

OBJETIVOS GERAIS: 

               * Estabelecer uma reflexão linguística a partir de um texto popular. (Post do facebook)

               * Refletir criticamente sobre a variações linguísticas presente nos textos de humor e a norma culta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

               * Propor uma análise dos termos do post buscando descobrir as palavras escritas nas quais foi mantida a oralidade.

          * Propor a refacção dos textos dos quadrinhos modificando sua escrita sem flexões de oralidade.
              * Verificar a mudança de sentidos com a nova escrita e refletir sobre a inadequação da norma culta neste caso.

MATERIAL NECESSÁRIO:

               * Data-show.

CONTEÚDO:

              * Variações linguísticas

              * Texto humorístico

ESTRATÉGIA METODOLÓGICA:

             * Inicial reflexão sobre a diferença entre língua falada e escrita (podemos escrever da forma como falamos?)

             * Reflexão sobre a importância de se compreender que para cada contexto há uma variação cabível.

             * Mostra de posts do facebook (2) com conteúdo humorístico.

             Posts iniciais:

          * Iniciar a consecução dos objetivos propostos a partir desse último post:

          * Estabelecer a leitura do post e sondar inicialmente o entendimento da piada

       * Estabelecer análise de cada frase em cada quadrinho, buscando inferir a ideia de que as falas foram escritas o mais próximo possível da oralidade.

       * Levar os alunos a perceberem a forma de escrita da seguintes palavras: "ta", "fedo", "jezuis", "morree".

       * Propor a reescrita das palavras de acordo com a norma culta, portanto: "está", "fedor", "Jesus", morrer".

       * Na imagem reproduzida pelo data-show, substituir as palavras propostas.

       * Levar os alunos à leitura e reflexão sobre o teor cômico da piada alterado pela norma culta.

     * Fazer os alunos perceberem que a norma culta é apenas mais uma variação e que portanto não pode ser considerada adequada em todos os contextos.

AVALIAÇÃO:

      * Encerrar a atividade propondo uma pequena produção textual cujo título seja: O que aprendi nessa aula


      * Espera-se  que o aluno descreva a aula e aponte como principal aprendizagem a necessidade de se reconhecer diferentes tipos de linguagem para diferentes contextos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião:

Translate