ORALIDADE E LETRAMENTO
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Este texto
busca dar subsídios para compreensão de conceitos linguísticos a
professores em formação que atuarão no ensino de língua portuguesa na
educação básica. Trata de questões referentes aos termos: oralidade e
letramento. Objetivando ainda proporcionar a elaboração de avaliações e
atividades que ajudem os alunos a avançar em seu processo de domínio da
leitura e escrita.
A oralidade é uma habilidade por vezes desvalorizada em
sala de aula. A fala do aluno muitas vezes é estigmatizada como o lugar
do erro ou da indisciplina. Por conta desse desprezo a escola tem
falhado em formar bons oradores capazes de utilizar a linguagem oral
como ferramenta de inserção e ascensão social. Parte desse erro advém da
confusão que se faz entre oralidade e fala. Esta é a manifestação
individual e ocasional que o falante faz da língua sem ter
necessariamente que obedecer a nenhum padrão imposto pela sociedade ou
pela norma culta, embora não se admita com isso que a fala seja o lugar
do erro, mas apenas que nesta manifestação o falante usa o código de
maneira mais livre e desimpedida. A oralidade, ao contrário, obedece a
certos parâmetros, que mesmo não tão rígidos quanto os da escrita, dão a
esta manifestação comunicativa, caracteres próprios que se manifestam
em ambientes próprios e em situações específicas de apresentação. A
oralidade assim entendida pode ser compreendida como gêneros de
oralidade que se manifestam nas situações cotidianas e que podem ser
materializados como: Discursos, apresentação de trabalhos, palestras,
telejornais, entrevistas, etc. Em todas essas manifestações percebemos
modos, palavras, sequências e linguajares que terminam por identificar
essas “falas” como gêneros orais específicos.
O letramento refere-se a níveis diferenciados de
domínio da língua escrita. Por admitir essa variação podemos encontrar
uma classificação dos escritores de acordo com a habilidade que este
possui na produção dos diversos gêneros de escrita. Quanto maior a
variedade de gêneros produzidos corretamente, bem como a participação
deste escritor nos diversos meios sociais através dos gêneros escritos,
maior será sua aproximação do conceito de letrado.
De posse destas definições caberá ao professor criar
situações didáticas que favoreçam o aluno no sentido de atingir o melhor
nível possível de oralidade e letramento. O trabalho não será
desarticulado pois é possível unir em uma única atividade a obtenção
desses objetivos. Contatos com textos orais, transcrição desses textos,
adaptações da língua falada à escrita e contato constante com textos
orais e escritos poderão ajudar bastante nesse sentido.
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