sexta-feira, 1 de maio de 2015

LÍNGUA E LINGUAGEM

Língua e linguagem - definições
FONTE DA IMAGEM: 

   Língua e linguagem, são palavras muito semelhantes e é muito fácil cair no erro de defini-las da mesma forma. Na verdade seus conceitos referem-se a um ponto comum que é a capacidade que temos de nos comunicar e de assimilar as idéias criadas pela humanidade, ou seja, usamos língua e linguagem quando nos comunicamos e quando internalizamos o mundo. Este pequeno texto pretende trazer definições que diferenciem língua e linguagem sem contudo desconsiderar o vínculo que há entre elas.
    A linguagem refere-se a um conceito mais amplo que remete à nossa capacidade de estabelecer comunicação de diversas formas, desde a palavra, conceito mais complexo de comunicação, até pequenos gestos, como um piscar de olhos ou um simples choro de criança. Para que haja linguagem é necessário uma intencionalidade e no mínimo dois indivíduos. Cabe ainda se destacar a eficácia do código escolhido na comunicação, pois se não for de domínio dos que estão interagindo não haverá comunicação, e portanto também não haverá linguagem. Se  a linguagem não se destina à transmissão de uma ideia ou conceito e não acontece no mínimo entre dois seres, não se pode falar em linguagem.

    A língua faz parte da linguagem. É um sistema de signos com valor relativo onde cada um se reveste de um conceito (significado) e uma imagem acústica (significante). Assim estruturada a língua materializa nossa capacidade de comunicação oral e escrita. A língua é um produto histórico e social e portanto está sujeita às variações próprias de uma sociedade em evolução. Mesmo sendo uma criação social que reflete o alto grau de abstração e organização do pensamento humano, a língua não pode se confundir com a linguagem pois ela apenas integra parte de nossa capacidade de comunicar as idéias. Esta capacidade não se manifesta apenas na língua, mas também, nos gestos, na dança, no olhar, nas pinturas, ícones, símbolos, ou seja, por diversos outros mecanismos, dentre os quais a língua se insere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião:

Resistir, lutar.

Fonte da imagem: <https://www.facebook.com/suprema.maracanau/photos/a.1463506987194198.1073741828.1462061097338787/1954837454727813/?t...